Cultura

Os alunos das cadeiras de História do Património Local e de História de Portugal da Academia de SDB visitaram no dia 3 de maio a Academia Militar instalada no Paço Real da Bemposta. A capela, da autoria de Manuel Caetano de Sousa, é notável no seu programa decorativo, devendo-se ao trabalho dos entalhadores, que trouxeram consigo as experiências adquiridas na Igreja de São Roque, nomeadamente na capela de São João Batista, encontrando-se semelhanças que se encontram também na Capela Real do Palácio de Queluz. Aqui ficam algumas imagens desta visita.

______________________________________________________________________________________________________

No contexto de uma sala enriquecida pela exposição de Matilde Costa, decorreu no dia 27 de abril no Fórum Grandela a segunda sessão de poesia promovida e orientada pela poetisa Manuela Batista.

Foi evocada a memória do poeta e músico Zeca Afonso, assim como outros poetas portugueses como David Mourão Ferreira e José Sérgio que também compuseram para músicos. Numa sala repleta de amantes da poesia, fregueses e poetas declamaram quadras próprias e quadras de vários poetas portugueses deixando correr a poesia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o tema para o ano de 2017 ” Património Cultural e Turismo Sustentável”, foi assinalado pela JFSDB, no dia 18 de abril, com uma conferência e visita guiada ao Palácio Devisme, também conhecido como Quinta da Infanta ou Casa Teresa de Saldanha.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Os alunos da Academia de São Domingos de Benfica realizaram no dia 15 de março mais uma interessante visita, no âmbito da cadeira de História do Património Local, desta vez ao Centro Ismaili.

O edifício detém um excelente programa de projeto da autoria dos arquitectos, Raj Rewal, Frederico Valsassina Arquitectos e PROAP. Construído em 1998, ali se edificou um espaço para a reunião dos Muçulmanos Ismailis, bem como da sua relação e abertura para com a comunidade em geral. O complexo desenvolvido em composição com a topografia do território, organiza os vários espaços de acordo com as suas funções, sociais, institucionais e religiosas, articulando-os em continua relação com espaços exteriores, pátios e jardins, permanecendo sempre um diálogo entre o interior e o exterior.

Um agradecimento especial à Direção do Centro pela disponibilização desta interessante visita guiada a este complexo.

Os alunos da Academia de São Domingos de Benfica visitaram no dia 8 de março o Palácio do Conde de Farrobo.

Um agradecimento especial ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pela necessária autorização desta visita, assim como ao Prof. Paulo Jorge Fernandes que nos presenteou uma magnífica aula do contexto político, social e cutural da vida de Joaquim Pedro Quintela, 1.° Conde de Farrobo.

No contexto de uma sala enriquecida pela exposição de Matilde Costa, decorreu no dia 23 de fevereiro no Fórum Grandela a primeira sessão de poesia promovida e orientada pela poetisa Manuela Batista.

O Fórum Grandela acolhe até dia 17 de março de 2017 a exposição de pintura “EM VOLTA DE” Matilde Costa que foi inaugurada no dia 17 de fevereiro pelo Presidente da Junta de Freguesia, António Cardoso.

No momento inaugural, António Cardoso referiu que “a aposta que temos vindo a fazer na área cultural tem-se revelado fundamental para dar a conhecer o talento de muitos artistas que temos na nossa Freguesia, de que Matilde Costa é mais um exemplo”.

Foi  apresentado no dia 15 de fevereiro aos alunos da Academia de São Domingos o projeto “Memórias de São Domingos” no qual todos podem participar e ajudar a (re)construir a História da nossa freguesia.

Fique atento porque disponibilizaremos mais informações brevemente.

A exposição “Francisco de Almeida Grandella, a Cidade e o Cidadão” chegou à Escola Secundária D. Pedro V onde ficará patente durante um mês, até 15 de março.

No momento simbólico de abertura foi anunciado que, para além da componente visual e informativa que a mostra contempla, será efetuado um trabalho junto dos alunos no sentido de os sensibilizar para o legado que esta figura histórica representa quer a nível político e de cidadania ativa, como a nível educativo.

A Junta de freguesia de São Domingos de Benfica, através dos Pelouros da Cultura e da Ação Social, em parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai implementar o Projecto Memória de São Domingos de Benfica.

Tomando como modelo o projecto Memória das Avenidas, em curso desde 2015, propõe-se o estudo da memória histórica da freguesia de São Domingos de Benfica, através do registo de testemunhos orais e a digitalização de fotografias e documentos pessoais e familiares, histórias e objectos de todos os cidadãos que participam na história da freguesia.

O projecto integra o Programa Memória para Todos dedicado ao fortalecimento da cultura e da memória histórica, visando apoiar e consolidar o estudo, organização e valorização do património cultural em geral. Realiza-se em colaboração com a sociedade, envolvendo uma rede alargada de parcerias, nomeadamente associações cívicas, escolas e autarquias, desenvolvendo novos modelos de co-produção, partilha e transferência de conhecimento.

A Academia de São Domingos de Benfica, voltou no dia 12 de janeiro de 2017 ao Museu Nacional da Música para assistir a uma interessante conferência proferida pelo Dr . João Mendes Pinto e a um momento musical da responsabilidade do Dr. Victor Palma, no âmbito da Exposição “Cantores de Ópera”.